ENFRENTANDO O GETSÊMANI EM NOSSAS VIDAS.
MATEUS 26:36-46.
INTRODUÇÃO: No Getsêmani é um dos lugares mais significativo da vida de Jesus.
Getsêmani significa “lugar do azeite” é situado no monte das Oliveiras. É um lugar famoso o “Jardim das Oliveiras” em Israel.
Assim como Jesus, todos nós passamos por esse lugar da prensa, por um tipo de Getsêmani quando somos provados. É em meio as lutas que é gerado a mente e o caráter de Cristo em nós.
Claro que o nosso “Getsêmani” não chega ao nível do que Jesus sofreu.
Mas ele mesmo diz em sua palavra em Rm 8:17. Se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados..
Nós vemos no texto que Jesus leva seus discípulos para estar com ele em oração naquele momento difícil que havia de passar. Jesus sabia que estava prestes a enfrentar a Cruz e queria passar um tempo em oração com o Pai.
E hoje queremos aprender algumas lições a respeito das atitudes de Jesus nesse texto:
1ª ) Lição – DEVEMOS ASSUMIR NOSSAS FRAQUEZAS DIANTE DO PAI. Vs 38. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.
Veja que Jesus assumiu sua humanidade, ele foi tomado de tristeza e angústia e levou isso diante do Pai.
Na sua oração diante do Pai, fale o que você esta sentindo. Hebreus 4:13. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
Outra coisa que aprendemos com Jesus, é que ele só compartilhou isso com seus três discípulos mais chegados, Pedro, Tiago e João.
Outra coisa, quando chorou e suou sangue, fez isso sozinho. Aqui é revelada a dependência e transparência na oração diante de Deus.
2ª ) Lição – DEVEMOS ESTAR SUBMISSOS À VONTADE DE DEUS. Jesus se afastou de seus discípulos e começou a orar. Vs 39. Ele disse: “Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.” Jesus se submeteu à vontade de Deus.
Três vezes Jesus orou, pedindo ao Pai a mesma coisa. E mesmo em meio a todo sofrimento, Jesus sujeitou-se à vontade do Pai, e tomou para si o cálice amargo da ira de Deus que deveria cair sobre nós. Hebreus 5:7,8 O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. ⁸ Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
Em Lucas 22: 43-44 diz: que um Anjo o Consolava. Vs. ⁴³ E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.⁴⁴ E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.
Esteja certo que o Senhor nunca irá nos desamparar. Em meio as nossas angustias em nossos Getsêmanis, creia sempre na provisão do Senhor. Ele envia um anjo para te consolar também.
E saiba que às vezes parece demorado a resposta de Deus.
Isso é por que queremos tudo pra ontem, e do nosso jeito. Mas não é assim, Deus é soberano.
Ele tem a sua forma de trabalhar e muitas vezes até parece demorar em responder as nossas orações.
Mas tudo acontece do modo dele e no tempo dele.
3ª) Lição – DEVEMOS SABER A IMPORTÂNCIA DE VIGIAR E ORAR. Vs 41. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Era um momento difícil, era um momento de luta e agonia que ele estava passando.
Mas os seus discípulos por três vezes foram encontrados dormindo. Efésios 5:14-16.¹⁴ Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.¹⁵ Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, ¹⁶ Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Dormir espiritualmente nos dias atuais é muito perigoso. Quanto tempo você se dedica em oração diária? É impossível vigiar sem antes ter uma vida de oração, por que a carne não deixa.
Não é tempo de dormir irmãos, é tempo de vigiar e orar muito. Vs 45. Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores.
Hoje também são dias difíceis, Jesus não está indo para a Cruz como lemos, agora Ele está para voltar para nos buscar e a necessidade de vigiar e orar é ainda maior. Hoje a urgência me parece tão grande quanto foi para ele nos salvar. Por que hoje temos que ser salvos do Anticristo que está querendo reinar na terra.
CONCLUSÃO:
Eu preciso saber enfrentar os meus momentos de “Getsêmani” na minha vida assumindo as minhas responsabilidades levando todas elas diante do Pai em Oração. Que o Senhor nos dê graça para estar consciente e submisso à vontade de Deus. Que o Senhor nos desperte para que vivamos de modo prudente, vigiando e orando por que é tempo de Salvação e despertamento espiritual na minha vida e família.
Com amor, Pra. Marimir