O QUE É INTERCESSÃO?

O QUE É INTERCESSÃO? 
Isaías 56:7. Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.

Hebreus 7:24-25. Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
INTRODUÇÃO: 
Antes de falar sobre intercessão preciso lembra que há vários tipos de oração: Não sei se você sabe, mas a oração é o oxigênio da alma.
a)- A oração de ação de graças: Filipenses 4:5: ação de graças. “… sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”
“Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai” Ef.5:20.

b)-Oração de adoração: A oração de adoração é semelhante à oração de ação de graças.
A diferença é que a adoração concentra-se em quem Deus é, enquanto que ação de graças concentra-se no que Deus tem feito. Exalta Deus pelo que Ele é.

c)-Oração de petição: Um pedido, uma súplica, uma invocação. Filipenses 4:5-7: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”.

d)-Oração de dedicação: Uma atitude de rendição, busca e submissão.

e)- A oração da fé: Tiago 5:15 diz: “E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará.”

f)- Oração de entrega: Transferir um cuidado ou inquietação da alma para Deus

g)-Oração em línguas: Um dom do Espírito Santo que permite ao crente orar de maneira profunda e edificante

h)- Orações de confissão: “Confesso a minha iniqüidade; entristeço-me por causa do meu pecado” Salmos 38:18

i)- Oração no Espírito: 1 Coríntios 14:14-15, Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. 15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

Romanos 8:26-27. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

j)-Oração de intercessão: É sobre essa que vamos aprender nesse curso.

1º) – VEJAMOS MAIS DETALHES  SOBRE O QUE É INTERCESSÃO: Intercessão é a ação de pedir, rogar ou agir em favor de alguém.
O primeiro aspecto da intercessão é de combate:
• Você vai perguntar por que combate na intercessão?
• Saiba que não é Deus quem retém as bênçãos do Seu povo.
• Muita gente pensa que Ele é o nosso problema, Absolutamente não!
• Ele não é o meu problema, é a fonte da minha benção.
A Intercessão é uma prática que deve ocupar o primeiro lugar em importância na vida da igreja.
Deus já despachou do Céu tudo quanto é necessário para uma vida de vitória.
• Tudo é meu em Cristo Jesus. Ele já pagou o preço para que eu tenha a vitória, paz, saúde, prosperidade.
• Tudo o que é de Deus é meu, seus tesouros são meus, em Cristo Jesus. Por que então vivo na miséria, preso, derrotado, oprimido e amarrado? Alguém segurou a minha benção no caminho e agora nós vamos brigar.
a)- É a vez de voltar-me para o inimigo e declarar: “Se Cristo pagou o preço, seu atrevido, tira a mão de cima, porque eu vou entrar agora na batalha, na autoridade de Cristo Jesus”.
O intercessor se coloca face a face com Deus e também com satanás.
Quanto mais você intercede, mais verá a cara do inimigo, como é feia. Haverá guerra!
Mas glória a Deus, porque quanto mais você combate, mais se transforma em um guerreiro firme, que não tem medo da batalha.
Quando vem a guerra, você está de prontidão, arregaça as mangas e vai à luta. Por que? Porque você já sabe que satanás está derrotado.
Essa é uma luta cuja vitória já foi ganha na cruz do Calvário há dois mil anos atrás; e como

Morris Cerullo gosta de dizer, “ tudo o que eu tenho que aprender é como vencer um inimigo que já está derrotado”.

2º )- DEFINIÇÃO DA PALAVRA INTERCESSÃO: É uma palavra derivada do latim (“inter” + “cedere”) que significa estar entre ou permanecer na brecha.

a)- NO HEBRÁICO = “Paga” => vem da raiz de uma palavra que significa => Colidir pela violência, pela importunação, entrar em contato com, ir contra, ser violento contra, colocar-se entre, encontro com, orar, correr.”

(Jeremias 27:18) Porém, se são profetas, e se há palavras do SENHOR com eles, orem agora ao SENHOR dos Exércitos, para que os utensílios que ficaram na casa do SENHOR, e na casa do rei de Judá, e em Jerusalém, não vão para a babilônia.

b)- NO GREGO = “Enteuxis” => Termo técnico para aproximação a um rei, bem como para aproximação de Deus. 1 Timóteo 4:5.Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.
essa palavra grega enteuxis, significa aproximar para conversar.
Enteuxis é o termo utilizado para entrar na presença de um rei e também para entrar na presença do Senhor em intercessão.
Ex: Ester 4:16 Vemos que a rainha Ester foi diante do rei arriscando a sua própria vida em função de interceder por seu povo.

Essa definição apresenta os dois aspectos principais da intercessão:
1 – Colocar-se diante de Deus firmado em suas promessas.
2 – E enfrentar as forças de Satanás, na autoridade de Cristo, contra o reino das trevas.

EM PORTUGUÊS = Pedir, rogar, suplicar, intervir em favor de…

a)- A palavra hebraica, paga, para intercessão, tem dois aspectos:
1º- O primeiro é de luta, violência, choque e denota confronto.
2º – O segundo, de encontro, colocar-se entre, orar, suplicar.

b)-Concluímos, pois, que a intercessão tem duas facetas: Uma de confronto e outra de encontro com o Rei.
Na palavra de Deus desde Gênesis a Apocalipse encontramos grandes homens e mulheres de Deus que mudaram a história em seus dias por meio da intercessão.

c)- Mas Deus quando precisou de um intercessor para a humanidade, não encontrou.
Foi por isso que Ele enviou Seu Filho para se colocar entre o pecador e Deus. Ez.22.30. E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.

Isaías 59:16. “E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve”

d)-Então esse ministério teve início em Jesus, o qual vive a interceder por nós ainda hoje. Jo 17:20. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;

e)-Jesus confiou esse ministério ao Espírito Santo: Rm 8:27. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
Como vemos Jesus intercede por nós do Céu e o Espírito Santo Intercede por nós na terra.

d)-E agora o ministério de intercessão está confiado à igreja. Pois todos que receberam Jesus como Senhor e salvador foram feitos reis e sacerdotes. Apocalipse 1:6. “E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!”
Apocalipse 5:10. “E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”
1 Pedro 2:9. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

e)- A expressão “somos reis e sacerdotes” significa que os cristãos têm a missão de anunciar, santificar e reger, tal como Cristo.
• No batismo, os cristãos recebem a tríplice missão: O de serem profetas, sacerdotes e reis. Isso significa que assumem o tríplice ofício de Cristo.
• Os cristãos podem exercer seu sacerdócio oferecendo sacrifícios espirituais por amor a Cristo e à Igreja.

3º ) – A IGREJA É CHAMADA À INTERCEDER: 1 Timóteo 2:1. Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; 2 Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; 3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Interceder é uma arma de guerra capaz de mudar situações na vida das pessoas, cidades e nações pelas quais oramos.
• O governo vem de Deus para manter a ordem e a paz.
• Os governantes têm grande responsabilidade diante de Deus.
• Eles devem fazer justiça e guiar o povo com sabedoria e cuidado.
• Deus julgará os governantes de acordo com suas ações.
• Nem sempre o governo é bom, mas devemos orar para que o país seja bem liderado.
• Orar pelos governantes é querer o bem do país.
Provérbios 8:15-16. Por meu intermédio os reis governam, e as autoridades exercem a justiça; também por meu intermédio governam os nobres, todos os juízes da terra.

4º) – A INTERCESSÃO DEVE SER PRIORIDADE NA VIDA DO CRISTÃO.
Todo crente é chamado a interceder. Há pessoas que têm um ministério de intercessão, com uma unção especial para tanto, mas cada crente tem uma vocação de Deus para interceder; É um imperativo.
a)- O povo de Israel reconhecia a importância da Intercessão de um sacerdote e profeta do Senhor. 1Sam.7.8-9, Por isso disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus. 9 Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvidos.
• Fazer intercessões e súplicas por todos, deve ser uma prática em nossa vida.
Vinne, diz que a intercessão é uma das coisas mais altruístas que podemos fazer.

b)- Samuel já dizia que ficar sem interceder pecava contra Deus. 1Sam.12.23. 23 E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito. ( deixar de orar por alguém, é intercessão).

5º) – A IGREJA PRIMITIVA É UM EXEMPLO DE INTERCESSÃO PARA NÓS.
Atos. 12:3-5. E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos. 4 E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o quatro grupos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa. 5 Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
Vemos aqui a perseguição da igreja acontecendo na vida de Pedro através das ordens de Herodes a uma unidade militar do exército romano.
Veja que estamos na eminência da perseguição aqui no Brasil. Inclusive já temos visto isso acontecendo em outros países.
Então irmãos vocês não estão aqui por um acaso. Não, Deus te trouxe aqui por que todos nós estamos sendo preparados para o que está por vir à igreja!

CONCLUSÃO: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, e buscar a minha face; e se arrepender das suas displicências e maus caminhos; então, eu ouvirei dos Céus, descerei e sararei a sua terra. Agora os meus olhos estarão voltados e os meus ouvidos atentos às orações que fizerem neste lugar” 2 Cr 7.14,15.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *