ORFANDADE, UM SAQUE NA IDENTIDADE

A CURA E LIBERTAÇÃO DA ORFANDADE

Texto: Mateus 3:17.  “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

INTRODUÇÃO: No texto vemos o cuidado que Deus teve com o Seu Filho Jesus, Ele, o próprio Deus nos deixou seu exemplo de como um pai amoroso levanta a autoestima de um filho.

Existe uma grande orfandade ao nosso redor. Muitos crentes não têm uma consciência apurada sobre a importância de se ter um pai espiritual.

O Brasil tem 30% de sua população sem o nome do pai na identidade no RG. Um dos sentimentos mais inquietantes que o ser humano pode guardar na sua vida, no seu coração, é o da orfandade.

A criança órfã, que não tem a presença do pai ou da mãe, cresce sem ter referencial algum. Muitas vezes, o pai, sendo vivo, pode até ser relapso, mas só pelo fato de se ter um pai como referencial de existência, mas há casos que a pessoa sente-se como um órfão pelo fato do pai ser omisso com relação aos cuidados e ao amor que não é manifestado a criança.

ORFANDA, UM SAQUE NA IDENTIDADE DE UM FILHO!

Veja as portas de entrada para a orfandade:                                                                                                           

1 –  ORFANDADE FAMILIAR

  • Pais ausentes. (O pouco envolvimento do pai na vida do filho pode atrapalhar o desenvolvimento emocional, intelectual e social). Ainda mais nos dias atuais com o uso do celular.
  • Pais violentos e beberrões.  Pais presenteador, são pais submissos ao caprichos do filho, invertem os papeis e os valores, correndo sempre o risco de dar o que não deve para o filho. Não se toca, apenas quer se ver livre da consciência pesada. Pais pagador, é o pai que paga o comportamento do filho, exemplo: se tirar boas notas vai ganhar a bicicleta.  Mães que têm que governar a casa, sendo pai e mãe.
  • Lares desfeitos pelo divórcio. Indiferente (ausência de limites e correção)
  • Famílias disfuncionais – (brigas, ausências, abandono voluntário, morte, trabalho em excesso)
  • Severo e Exigente (tirar 10 não é mais que a obrigação!)
  • Ama condicionalmente (se ajudar em casa, se for bom para ele, se der certo na vida, etc.
  • Indigno de confiança (vício, mentira, violência, não dá exemplo)
  • Filhos da creche, da babá e da televisão e principalmente do celular.

      a)-    O papel do Pai: 

  • Dar nome ao filho – Lc 1:13, Amar – Jo 3:35; Jo 5:
  • Dar proteção, segurança, traçar limites – 1 Co 4:14-16, Instruir, ensinar – Dt 6:6, 7
  • Corrigir e disciplinar – Hb 12:5; Pv 13:24; Deixar uma herança – Gn 26:3
  • Ser um exemplo – 1 Co 4:15-16 Transferir um legado, unção – 1 Cr 25
  • Autoridade para abençoar ou amaldiçoar – Gn 49,
  • Que herança maior terá um pai para deixar para o seu filho, senão a sua fé em Jesus!

 2 – ORFANDADE NACIONAL –  Cerca de 1/3 dos brasileiros não têm o nome do pai na certidão de nascimento. Milhões de filhos rejeitados por conta do sexo livre e irresponsável.  Milhões de abortos. Em conseqüência do carnaval. Um país de padroeiras.

 3 – ORFANDADE ESPIRITUAL – formação espiritual do Brasil –  Existem entidades demoníacas (Moloque é o principal) cuja ação se baseia na formação de um sentimento de orfandade.

  • Satanás investe pesado nesta área por que essa é uma forma que ele usa para paralisar a igreja.
  • O cristianismo no Brasil em muito se baseia na culpa, na justiça própria e na religiosidade.
  • Essa deformação do verdadeiro cristianismo pode ser explicada pela herança espiritual que recebemos na formação do povo e da cultura brasileira.
  • São três as principais portas de entradas para orfandade. Índios, Portugueses e Negros.

a)- ÍNDIOS –  Falsa idéia de que os índios viviam em um paraíso na terra. Eles também pecavam se agrediam e agrediam a natureza. A religiosidade dos índios era baseada no medo dos espíritos e na constante busca por apaziguar a ira dos deuses. Nesse contexto havia muita feitiçaria (pajelança), sacrifícios humanos, Infanticídio, canibalismo, culto aos mortos e muita imoralidade. Com a vinda dos portugueses a orfandade aumentou. Muitos índios foram feitos escravos, famílias separadas, mulheres estupradas, etc.

b)- PORTUGUESES – Durante séculos os árabes muçulmanos dominaram a Península Ibérica, onde estão a Espanha e Portugal. Essa ocupação fez com que o cristianismo dos portugueses sofresse uma enorme influência do Islamismo.  Os primeiros portugueses que vieram para o Brasil vieram sem suas famílias e logo formaram uma segunda família no Brasil. Muitos filhos bastardos (sejam caboclos ou mulatos) foram gerados no Brasil.

c) – NEGROS – Os negros escravos chegaram no Brasil cheios de dor, desamparo, sentimento de injustiça, tristeza sem fim. Foram tratados como mercadoria. Muitos foram separados de seus pais, seja na África, seja no Brasil. Outros deles foram vítimas de exploração sexual pelos senhores.

  • Muitas crianças mestiças foram abandonadas – muitas outras mortas e muitos abortos foram praticados para esconder a vergonha da imoralidade sexual ocorrida entre os portugueses e os africanos.
  • Eles trouxeram uma religião permeada de feitiçaria, de espíritos malignos. Chegando aqui foram obrigados a formar um sincretismo (mistura) de sua religião com o cristianismo português. O resultado foram as religiões afros do Brasil.
  • Estudando nossa realidade atual e nossa história, vemos que, de certa maneira, todos nós somos um pouco órfãos.

4- EFEITOS DA ORFANDADE – As dificuldades decorrentes da falta de pai

  1. Falta de identidade – Satanás é perito em querer roubar a identidade. Mt.4:4. Se tu és…
  2. Desvio de rota – (sem direção)
  3. Falta de limites (sem proteção) –
  4. Falta de propósito (sem visão)
  5. Imaturidade – (que gera medo irresponsabilidade e insegurança)

a). A principal entidade da orfandade é Moloque. No passado, crianças eram sacrificadas a ele. Hoje esse sacrifício continua através dos abortos. A orfandade acaba com o mais importante referencial de vida – a família; A orfandade mata os melhores sonhos e abre brechas espirituais para a exploração dos demônios. Feridas na alma dão legalidade aos espíritos malignos.

5- A CURA DA ORFANDADE:  CERTEZA QUE DEUS É PAI.  As palavras do Próprio Deus em Isaías 49: 15. “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti”

SALMO 68.4-5 Cantem a Deus, louvem o seu nome, exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens; seu nome é SENHOR! Exultem diante dele! Pai para os órfãos e defensor das viúvas é Deus em sua santa habitação.

  • Talvez os seus pais não desejaram você quando souberam do seu nascimento, mas Deus sim.
  • Deus já sabia que você iria nascer.
  • Ele já tinha planos para você. Salmos 139:16. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
  • Na verdade, Deus mesmo planejou o seu nascimento. Deus se importa com você e quer te abençoar, curar seu coração por que Deus tem planos para você. Ele te ama!

 6-  COMO REDIMIR A ORFANDADE E SER RECEBIDO PELO PAI? JOÃO 14.6-7 Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. 

  • Na cruz Jesus cumpriu toda a justiça. Ao afirmar que ele era o Caminho, a Verdade e a Vida, Jesus revelou três condições necessárias para nos aproximarmos do Deus Pai e sermos adotados por Ele.

7 – COMO SER CURADO DA ORFANDADE NATURAL OU ESPIRITUAL?

  1. DESCUBRA O CAMINHO DA CASA DO PAI. Esse caminho começa no sacrifício de Jesus. O sacrifício de Jesus expiou os nossos pecados. Para ser liberto é preciso arrependimento e confissão de pecados. Também era preciso fazer uma aliança com Jesus e receber salvação pela graça mediante a fé, quando isso acontece recebemos o perdão dos pecados e nos tornamos filhos de Deus.
  • Ao receber a paternidade de Deus, você pode declarar o fim da orfandade. O Espírito Santo gera essa certeza em nosso coração.  A Bíblia diz em Romanos 8: 16 que, “o Espírito de Deus testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus”
  • Gálatas. 4:6-7. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus. 
  • A Verdade (Jesus) nos liberta dos pecados e muda o nosso coração, muda a nossa identidade e nossa conduta.

2. DESFRUTE DA VIDA DO PAI – O último nível é a maior intimidade com Deus. É quando além de filhos, nos tornamos amigos de Deus. A Verdade liberta as pessoas das mentiras do Diabo. (Jo 8.32).

  • Jesus é Filho de Deus, foi rejeitado por José, mas ante dele iniciar seu ministério, no dia do seu Batismo os céus se abriram e Ele ouviu o Pai dizer: “Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo”!!
  • Você também nasceu biologicamente dos seus pais terrenos, porém o seu espírito é obra das mãos do nosso Pai celestial. Portanto, ainda que seus pais tenha falhado com você, não sendo uma cobertura protetora, o nosso Pai celestial jamais falhou. Salmos 139:13-16.
  • Nesta área as nossas feridas são curadas por que podemos perdoar as falhas e erros dos nossos pais quando conhecemos a verdade.
  • Assim podemos receber a paternidade de Deus com todos amor e proteção que ele sempre dispensou a cada um que se sentiam órfão.
  • No Senhor  podemos ver a glória de Deus e passamos a desfrutar da vida abundante de paz em Deus. Isaías 54: 13. “E todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e a paz de teus filhos será abundante”.
  • Agora você pode declarar que está liberto das mentiras do Diabo.
  • Proíba Satanás de falar em sua mente que você foi abandonado, por que Deus jamais te abandonou.
  • Jesus prometeu que não nos deixaria órfão: JOÃO 14.16-18 E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.
  • Deus é o nosso Pai. Ele nos adotou como filho por meio de Jesus.  E a Igreja é a sua família!!
  • Tome posse da sua identidade curada e se levante para curar outros!!

Nós como filhos de Deus e corpo de Cristo temos uma missão, por isso precisamos ser curados da nossa PATERNIDADE para poder então sermos PAIS ESPIRITUAIS para esta geração de órfãos que estão chegando!

CONCLUSÃO: A palavra de Deus é muito clara a respeito da importância da paternidade. Deus quer chamar a nossa atenção para a paternidade.

A maioria das promessas é para pais e filhos, e o reino de Deus funciona de Pai para filho. Algo tem sido perdido ao longo das gerações pela quebra deste princípio, e um dos sinais dos últimos tempos está ligada a restauração desta aliança.

A Bíblia termina o Velho Testamento e começa o Novo Testamento profetizando o fim da orfandade para aqueles que receberem a pregação do Evangelho.

  • ÚLTIMO LIVRO DO VT – MALAQUIAS 4.5-6 “Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e temível dia do SENHOR. Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário, eu virei e castigarei a terra com maldição.”
  • INÍCIO DO NOVO TESTAMENTO – LUCAS 1.17 “(Jesus) irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *